Valtênio Paes

Professor adjunto da Universidade Federal de Sergipe, advogado atuando principalmente no direito, ensino, história, administração pública. Autor dos livros " A LDBEN Comentada'' da Redes Editora e "Derecho Educacional EN EL MERCOSUR" da Editorial DUNKEN.

Pesquise aqui:

Medida provisória do ensino médio: uma trapalhada do governo federal

Valtenio Paes      segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Compartilhe esta página com seus amigos

 

   Dia 22 de setembro a comunidade educacional brasileira foi surpreendida com a edição da medida provisória 746/2016 modificando a base Nacional comum dos currículos do ensino médio brasileiro. No afã de mostrar serviço para opinião pública o governo atropelou a LDB do ensino, o Conselho Nacional de Educação e os profissionais do magistério,  em especial aqueles que se qualificaram para ensinar educação física, sociologia, filosofia e artes  de uma só cajadada.

  Quem deve propor mudanças na base nacional comum do currículos é o Conselho Nacional de Educação  com base no artigo  26 da lei 9394/96. Ademais, toda educação escolar brasileira tem suas diretrizes e bases apresentadas na mencionada lei. Uma medida provisória não pode a repique de sino tentar tapar supostos buracos de um sistema educacional.

 A atual LBD do ensino aprovada em 1996 já recebeu  mais 150 emendas, além de várias leis isoladas,  virando uma colcha de retalhos. A solução seria uma reforma ampla da dessa lei brasileira para que o sistema ensino brasileiro tenha, com clareza suas diretrizes.

 

 

Crédito da imagem: http://www.rneducacao.com/ 

 

Comentários

Copyright © 2016 Valtênio Paes - Todos os Direitos Reservados -  Desenvolvido por : miboo.com.br